top of page

OBJETIVO

 

O objetivo do XXI Congresso de Antropologia de Iberoamerica  é aprofundar o debate acadêmico, na ótica das ciências sociais sobre “Educação, Ecoturismo e Cultura. Desafios do mundo globalizado” e apresentar resultados de estudos e  pesquisas que reflitam sobre a realidade mundial nestas áreas em discussão.

 

O EVENTO

 

O Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-América é um marco no âmbito de sua especialidade. Reúne também profissionais de áreas tão diversas como conexas, que são a sociologia, a história, a filosofia, a comunicação, a economia, a política, a literatura e muitas outras.

 

Ao longo dos anos esse Congresso reuniu centenas de professores e pesquisadores de diversos continentes. Nesta XXI edição, o Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-América acontecerá  em Santa Catarina.  Com o mesmo espírito multidisciplinar e de agregação, que o faz também multi-institucional, e integrado à contemporaneidade.

 

A temática escolhida é “Educação, cultura, meio ambiente e turismo: os desafios no mundo globalizado.” Tal amplitude sinaliza quão variadas podem ser as áreas afins. Desde a antropologia social e cultural à antropologia da educação, do turismo e do meio ambiente. Tudo envolvido de um modo ou de outro pelo vasto manto da antropologia aplicada. Uma de suas aplicações e implicações é o das chamadas expectativas expandidas – o desafio das sociedades contemporâneas.

 

O Congresso será realizado em São José, nos dias 23, 24 e 25  de março de 2015, com a participação das seguintes instituições: Universidade de Salamanca (Espanha); Universidade de San Luís Potosí (México), Instituto de Investigaciones Antropológicas de Castilla y León (España), Sociedad Española de Antropología Aplicada (Espanha), Sociedade Ibero-Americana de Antropologia Aplicada (Brasil, Países da América Hispânica e Espanha), Master Universitário en Antropología de Iberoamérica de la Universidad de Salamanca (Espanha). E contará entre os seus possíveis colaboradores com: Prefeitura de São José (SC), Universidade Municipal de São José/SC (Brasil),  Fundação Municipal de  Cultura e Turismo de São José/SC (Brasil), Grupos Arcos – Pró-Resgate de Memória Histórica, Artística e Cultural de Biguaçu/SC (Brasil),  Asociación de la Comunidad Brasileña de Salamanca –ABS (Espanha) e Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Brasil).

 

A coordenação científica  do Congresso, nesta sua versão brasileira, está a cargo dos professores Dr. Angel Espina Barrio (Universidade de Salamanca e Sociedade Espanhola de Antropologia Aplicada), Dr. Mário Hélio Gomes de Lima (Universidade de Salamanca e Sociedade Ibero-Americana de Antropologia Aplicada) e do professor Dr. Telmo Pedro Vieira (Universidade Federal de Santa Catarina) e do professor Dr. Luiz Nilton Corrêa (Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina).

 

 

Comissão organizadora – Brasil

 

Diretor do Congresso/Brasil: Prof. Dr. Telmo Pedro Vieira

 

Secretário Geral: Prof. Dr. Luiz Nilton Corrêa

 

Diretora Administrativa: Profª Noíde Mafra Jasper

 

Diretora Financeira: Profª Ana Lucia Coutinho

 

Diretora de Eventos: Júlia Jasper Schaefer

 

 

Comissão científica – Brasil/Espanha

 

Prof. Dr. Angel Espina Barrio

 

Prof. Dr. Telmo Pedro Vieira

 

Prof. Dr. Luiz Nilton Corrêa

 

Prof. Dr. Mario Helio Gomes de Lima

 

 

Comissão Executiva – Grupo de Trabalho

 

 

Eduarda Kahl

Prof. Msc. Elisiani Cristina de Souza de Freitas Noronha

Prof. Dr. Silvio Weiss

Prof. Dr. Vera Regina Lucio

Prof. Vilmar Peres Junior

Prof. Lilian Sandin Boeing

Prof. Dr. Juarez Perfeito

Prof. Vera Regina Lucio

Prof. Msc. Alzira Isabel da Rosa

Kelen Bittencourt

Carlos Eduardo Martins

Ana Paula Schveitzer

Joice Porto Luca

Francisco Stringhini Monteiro Neto

Karoline da Silva

Zuraide Maria Silveira

Stephanie Kalyska Rocha

 

 

bottom of page