top of page
ÁNGEL-BALDOMERO BARRIO ESPINA é professor titular de Antropologia social da Universidade de Salamanca. Pesquisador vinculado ao Instituto de Estudos de Ibero-américa, Diretor do Programa de Doutorado e do Master Interuniversitário de Antropologia de Ibero-américa e Presidente da Sociedade Espanhola de Antropologia Aplicada, é Diretor acadêmico de múltiplas investigações, publicações de livros, congressos internacionais, teses doutorais, redes internacionais universitárias, etc., todas elas centradas nas culturas da Espanha e Ibero-américa. Tem desenvolvido docência de pós-graduação como professor convidado em mais de vinte universidades do referido âmbito. Entre seus livros se destacam: Freud y Lévi-Strauss (traduzido ao português e ao chinês), Manual de Antropología cultural (traduzido ao português), pelos quais recebeu vários prêmios acadêmicos.
TELMO PEDRO VIEIRA é pedagogo e antropólogo. Cursou pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, com especialização em psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – URJ.  Mestre e Doutor em Antropologia Iberoamericana pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Salamanca – Espanha, com menção européia. Foi diretor do Instituto Estadual de Educação – IEE. Foi coordenador do Centro de Capacitação e Formação Docente do Colégio Catarinense. Foi membro do Conselho Estadual de Educação pelo período de seis anos (2005-2011). Foi o responsável pela implantação do primeiro Centro Universitário Municipal – USJ, público e gratuito do Brasil, com cotas sociais no município de São José, sendo seu primeiro Reitor. É vereador da Câmara Municipal de São José e professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC desde 1993, sendo Coordenador de Pesquisa na área da Violência Escolar. Desenvolve pesquisas na área da Açorianidade.
AUGUSTO CESAR ZEFERINO é Geografo com mestrado em Geografia e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela University of Wisconsin – USA. Foi professor da FESSC (atual UNISUL), FURJ (UNIVILLE) e UFSC. Atualmente é Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – IHGSC e Presidente do Instituto EST de Tecnologias e Parcerias Sócio-Ambientais. Editor da Revista Geográfica Catarina. Tem livros publicados, capítulos de livros, Atlas e dezenas de artigos técnicos e científicos. É membro correspondente estrangeiro da Academia Portuguesa da História – APH. Tem atuação junto à UNESCO – Programa Unitwin - Rede ISA.
LÉLIA PEREIRA DA SILVA NUNES, Socióloga. Mestre em Administração Pública. Professora Adjunto IV,da Universidade Federal de Santa Catarina, aposentada. Secretária Geral da Academia Catarinense de Letras (Titular Cadeira26), Titular do Conselho Estadual de Cultura, atuando nas Câmaras de Patrimônio e Letras, Conselheira da Comissão Nacional de Folclore. “Roster Patrimônio Imaterial”- UNESCO / Am.Latina. Sócia Emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Investigadora, área Sociologia Cultural, sobretudo Patrimônio Imaterial. Publicações: Caminhos do Divino, um olhar sobre o Espírito Santo em Santa Catarina (Insular: 2007,2010), Na Esquina das Ilhas (Insular: 2011), Zumblick,uma história de vida e de arte(Senadoo Federal1993,IOESC 2013),Poética do Boi na Ilha e Santa Catarina, texto (Unisul,2014).Assina a Coluna ‘Pedra e Toque” nos jornais Açoriano Oriental de Ponta Delgada(Açores,Portugal) e Portuguese Times (New Bedford/USA) e “Opinião” do Notícias do Dia de Florianópolis(SC). Co-coordena o Blog Comunidades da RTP Açores desde 2005.
NEREU DO VALE PEREIRA, doutor em Ciência Humanas e Sociais. Sociólogo e economista, especializado em Planejamento Econômico, Sociologia e Planejamento Educacional. Seus estudos e pesquisas estão voltados para a etnografia e registrando a cultura catarinense com ênfase na açoriana do século 18. Foi professor ada UFSC e integrou os Conselhos Estadual de Educação e Cultura de SC. Ocupou vários cargos administrativos e técnicos e mandatos legislativos como Vereador e Deputado. Sócio Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; Sócio do Instituto Histórico da Ilha Terceira – Açores; Membro da Comissão Catarinense de Folclore; Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Franklin Cascaes; Integra, e foi um dos fundadores do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC; Membro e um dos fundadores do Núcleo de Estudos Museológicas de Santa Catarina; Membro da Academia Desterrense de Letras; Membro da Academia Catarinense de Letras e Artes; Associado da Associação Literária Florianopolitana; é instituidor do Ecomuseu do Ribeirão da ilha e seu Diretor Geral; Presidente da Associação Ecomuseu do Ribeirão da Ilha;  É autor de dezenas de livros, artigos e vídeos sobre cultura açoriana, com ênfase em Florianópolis e no Ribeirão da Ilha.
ANA LUCIA PASTORE SCHRITZMEYER, graduada em Ciências Sociais (1986) e em Direito (1988) pela Universidade de São Paulo (USP); mestrado e doutorado em Antropologia Social também pela USP (1994 e 2002, respectivamente) na qual, desde 2003, é professora no Departamento de Antropologia em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). Coordena o Núcleo de Antropologia do Direito da USP (NADIR). É membro da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP). Integra o Projeto Interunidades em Violência, Democracia e Direitos do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV) com o subprojeto "Sujeitos, Discursos e Instituições". Trabalha na área de Antropologia do Direito, principalmente com os temas: tribunais do júri, direitos humanos, sistemas de justiça e profissionais do direito.
NARA RÚBIA ZARDIN é pesquisadora vinculada ao Conselho Nacional de Pesquisa - CNPQ Brasil, na área da Saúde,subáreas de Medicina Preventiva e Saúde Coletiva. Incluindo as linhas de Estilos de Vida, Felicidade, Saúde Mental e Odontologia. Consultora e avaliadora em Saúde, Educaçãoe Cooperação internacional.Orientadoraacadêmica de múltiplas investigações. Integra experiências em planejamento em saúde, gestão e coordenação de congressos nacionais e internacionais, assim como emcoordenação de cursos de Pós Graduação. Tem desenvolvido docência como professora convidada em universidades no Brasil, na América Latina e na Espanha. Autora de várias produções científicas. Ha seteanos vem dedicando-se a estudos comparados entre países de Ibero América.Atualmente desenvolve estudos sobre Saúde e Felicidade de estudantes universitários e seus estilos de vida, junto ao Departamento de Medicina Preventiva, Saúde Púbica e Microbiologia Médica no Programa de igual nome da Universidade de Salamanca, na Espanha; com bolsa pelo Programa Ciências Sem Fronteiras.
JACI ROCHA GONÇALVES é graduado como teólogo e filósofo (PUC SP/MG). É mestre em Comunicação Social pelo CISOP, Roma. É mestre e doutor em Missiologia (Teologia e culturas) pela Pontifícia Universidade Urbaniana (1986 e 1997). É professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) nas áreas de hermenêutica antropológico-cultural, ética na comunicação e  experiência do sagrado na filosofia. É pesquisador do Núcleo de Pesquisa Revitalizando Culturas, nos projetos Mediações Culturais, Povos Originários e eventos UniDiversidade, ReconheciNegro e Desafio Lixo Zero. É fundador de várias entidades e trabalhos endoculturais com pessoas com deficiência, crianças de rua e povos originários. Atualmente reúne suas atividades na criação do IHS - Instituto Homo Serviens.
OTÁVIO AUGUSTO DE FREITAS BARCELLOS, Magistrado estadual, concursado em 1982, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul desde 1998, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Direito Ambiental, nacional e internacional e em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais, também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professor licenciado da Universidade Luterana do Brasil; da Escola Superior da Magistratura; e, da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
EDUARDO DESCHAMPS, Secretário de Educação do Estado de Santa Catarina e Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina,  possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor titular da Universidade Regional de Blumenau – FURB desde 1990, onde ocupou os cargos de: Chefe do Departamento e Coordenador do Colegiado de Curso de Engenharia Elétrica, Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau, Reitor e Presidente da Fundação. É membro instituidor da Fundação Fritz Müller e foi membro do Conselho da Associação Empresarial de Blumenau – ACIB, do Conselho de Desenvolvimento Regional de Blumenau e do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – DESENVESC. Está credenciado como docente avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP.  Foi eleito em 2015, Presidente do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação.
DONIZETE APARECIDO RODRIGUES, Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Coimbra (Portugal), é Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior, onde foi diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É ainda Investigador-sénior do Center for Research in Anthropology (CRIA-Lisboa). Foi Professor Titular convidado (1995-2011) do programa de Doutoramento em Sociologia e Antropologia da Universidade de Salamanca (Espanha) e Professor-visitante em várias universidades estrangeiras (Inglaterra, França, Suécia, Itália, Roménia, Índia, Brasil, Canadá, Letónia, Polónia). Foi Visiting-Fellow (2009-2010) no Departamento de Religião da Columbia University (New York, EUA). Para além de capítulos de livros em editoras de grande prestígio (Indiana University Press, Ashgate) e artigos publicados em várias revistas estrangeiras, do conjunto das suas obras destacam-se vários livros na área da Antropologia/Sociologia da religião, sendo o mais recente Jesus in Sacred Gotham: Brazilian Immigrants and Pentecostalism in New York City. Lexington, Amazon Publishing, 2014.
ANTONIO HILÁRIO AGUILERA URQUIZA, Doutor em Antropologia (Universidade de Salamanca/Espanha – 2006); Máster em Tecnologias da Educação (Universidade de Salamanca – 2001); Mestrado em Educação Indígena (UFMT – 1999); Especialização em Antropologia (UFMT – 1999); Graduação em Filosofia (1984), Teologia (1990) e Graduação em Pedagogia (1994) pela Universidade de Cuiabá; Experiência em Etnologia, assim como nas áreas de Educação e Antropologia, com ênfase em Educação Indígena, atuando principalmente nos temas: teoria antropológica, antropologia urbana, contextos interculturais, educação e diversidade cultural, Direitos Humanos, comunidades quilombolas e povos indígenas. Coordena, desde 2009, o grupo de pesquisa (CNPq): Antropologia, Direitos Humanos e povos tradicionais; Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor da Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados e professor colaborador da Pós-graduação em Educação da UCDB. Pesquisador do CNPq.

 

JOSÉ CARLOS SILVA, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFSC, Mestre e Doutor em Sociologia Política pela mesma instituição. Autor e co-autor de livro e artigos na área do Mundo do Trabalho e Educação. Entre os trabalhos mais recentes estão: “Currículo e a Institucionalização da Sociologia no Ensino Médio”,  “Educação, Trabalho e Emancipação em Durkheim e Marx”, e “Reforma e Persistência da Estrutura Sindical no Setor Bancário em Santa Catarina”.
JÉFERSON SILVEIRA DANTAS, Historiador e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Membro e Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT). Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Educação (CME) de Florianópolis/SC. Coordenador-Adjunto do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) em Santa Catarina. Publicou recentemente a obra Da Ditadura Militar ao Estado Neoliberal: a organização escolar e a formação docente em Santa Catarina, lançada no III Fórum Municipal de Educação e na X ANPED Sul, além de ser um dos organizadores da obra Formação continuada e politização docente: escola e universidade na luta pela educação no Maciço do Morro da Cruz – Florianópolis. 
bottom of page